O que é o Link Juice?
Link Juice é um termo coloquial no mundo SEO que se refere ao benefício ou capital passado para um site através de links de fontes externas ou internas. Esse benefício é interpretado como um voto de recomendação em relação ao seu site e é um dos fatores mais importantes para determinar o ranking de busca do seu site.Existem várias formas de ganhar links da web através de esforços diretos e indiretos. Os esforços diretos se referem a estratégias de link building (construção de ligações), tais como compartilhamento de documentos, guest posts (posts de visitantes), marketing nos mídia sociais, publicação de comunicados de imprensa e mais (clique aqui para algumas diretrizes úteis ou assista o vídeo). O esforço indireto é obtido apresentando no seu site um conteúdo excelente (como guias e infográficos), fazendo com que os leitores o compartilhem na web, vinculando as páginas naturalmente. O link equity (benefício de vinculação) que passa desses sites para o seu site é o link juice e esse link juice difere em sua autoridade, dependendo dos sites que estabelecem vínculos para o seu.
Como Flui o Link Juice?
Imagine que você tem os sites A e B. Se todos os outros fatores de ranking forem constantes e o site A tiver um link, enquanto o site B não tem links, o site A terá uma pontuação mais elevada nos resultados de busca, graças ao link juice que está recebendo do site externo que estabelece um vínculo a ele. O que acontece se o site B também ganhar um link? Isso depende da quantidade de link juice que cada link passa. Observe o esquema em baixo. O site A recebe links de quatro sites, enquanto o site B recebe links de dois sites. Todos os sites vinculados também recebem link juice de outros sites. Uma vez que o site A recebe links de mais sites, há mais link juice sendo transferido para A e, consequentemente, é provável que A tenha uma pontuação mais elevada do que B nos resultados de busca. Nota: Esses resultados assumem que os sites vinculados a A e B têm uma autoridade semelhante.
Antigamente, era possível utilizar um atributo nofollow para evitar a perda de link juice. Esse processo era chamado de PageRank Sculpting, ou seja, esculpir o PageRank. Isso era feito para manipular o link juice para que o seu fluxo se concentrasse em certas páginas de um site, ao invés de se espalhar uniformemente por todas as páginas. Consulte os esquemas em baixo para uma representação desse conceito.
No primeiro esquema, você verá que com links dofollow (links que não são nofollowed), a transferência de link juice é distribuída uniformemente para todos os links de saída de um website.
Esculpir o PageRank era possível quando um webmaster adicionava um atributo nofollow a um dos links de saída, o que significava que o link juice não seria transferido para a página que era nofollowed, mas seria distribuído para os outros links. Isso é demonstrado no segundo esquema.
O link juice que passa para o seu site é eficaz quando provém de:
Páginas que têm conteúdo relevante para o seu site.
Páginas com um PageRank elevado.
Páginas que têm relativamente poucos links de saída.
Páginas com conteúdo de qualidade.
Páginas com bons resultados nas SERP.
Páginas com conteúdo gerado pelos usuários.
Páginas que são populares junto do público dos mídia sociais, ou seja, que são mencionadas frequentemente nos mídia sociais.
O link juice que passa para o seu site não é eficaz quando provém de:
Páginas que têm o link nofollowed para o seu site.
Páginas com conteúdo irrelevante.
Páginas com muitos links; por exemplo, ad-links (links para publicidade) ou links site-wide (presentes em todo o site).
Páginas que não são indexadas na busca.
Links pagos.
Links obtidos num esquema de troca de links. (Aqui se trata de quando você tem um link para o site de alguém em troca de um link para o seu site, o que acaba por anular o impacto.)
Links de sites não classificados, sem conteúdo.
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