O que é melhor? SEO ou Links patrocinados?
Como utilizar os sites de busca a seu favor, e quais as vantagens e desvantagens de cada modelo.O mundo dos negócios online está cada vez mais acirrado, com a presença de milhões de negócios, empresas e profissionais disputando a atenção dos internautas.
Analisar os movimentos do mercado, investir no planejamento para que seu se destaque, e definir quais pessoas vão coordenar esses processos são os primeiros passos para que seu negócio se diferenciar da concorrência.
O plano de ação para alcançar o consumidor, por sua vez, deverá levar em conta como esse cliente vai achar a sua empresa.
A era digital e os sites de busca
Hoje as pessoas procuram o que querem por meios simples, rápidos e diretos. A rápida evolução do meio digital proporcionou um ambiente em que o consumidor aumenta sua influência nas interações com as empresas e outros clientes. Os motores de busca atuam como ferramenta fundamental nesse mercado, e o consumidor tem um leque maior de informações sobre produtos, serviços e empresas. Por isso, os clientes exigem uma interação muito maior com as empresas fornecedoras.Google, Yahoo! e Bing merecem especial atenção dos empresários. Estar na primeira página de resultados desses sites de busca não é simples, mas também não é impossível.
Os mecanismos de busca são desenvolvidos com a finalidade de entregar o melhor resultado para a procura do usuário. A indicação de quais sites são os mais relevantes para determinada busca é feita através de algoritmos que são constantemente alterados para usar da melhor forma a inteligência coletiva da própria web.
Marketing em sites de busca
Todos os profissionais que trabalham no mercado online sabem que a página de resultados orgânicos é mais valiosa do que os links patrocinados - os anúncios pagos.Mas então como explicar o gigantesco mercado de publicidade dos mecanismos de busca?
Simplesmente porque o modelo de SEO não invalida os links patrocinados. Pelo contrário, eles trabalham em conjunto - a melhor estratégia é a sinergia entre os dois modelos, aproveitando o que cada um tem de melhor.
Links patrocinados ou PPC (Pay Per Click)
Links patrocinados é a forma de publicidade focada em palavras-chave procuradas nos mecanismos de busca, que os insere antes dos resultados orgânicos (não pagos).Este método é um constante leilão online, baseado em custo por clique.
O link patrocinado pode ser empregado como estratégia para necessidades determinadas, já que o custo é por clique e não pela exposição (impressões).
SEO (Search Engine Optimization)
SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para os Mecanismos de Busca, que é o conjunto de atividades para melhoria contínua dos websites, tendo como meta as melhores posições nos resultados orgânicos dos sites de busca.SEO é uma atividade que, quando bem feita, permite ao site da sua empresa ficar melhor posicionado nos sites de busca. Trata-se de uma ação constante, que exige empenho e profissionalismo, e envolve desde como o site é construído até o desenvolvimento de conteúdos relevantes e bem apresentados.
Depois do desenvolvimento de um site bem estruturado, moderno e adequado aos requisitos dos mecanismos de busca, o processo seguinte é embasado em quatro pilares:
I) Conteúdo
É o princípio de uma boa estratégia de SEO.Um conteúdo agradável, interessante e relevante atrai um grande número de visitantes cativos e - consequentemente - melhora sua posição nos mecanismos de busca.
A) Mantenha o foco em informações atraentes e notícias recentes;
B) Ofereça respostas satisfatórias para cada dúvida - e soluções eficientes para cada busca;
C) Seja referência de informação no seu segmento.
II) Navegabilidade
Não adianta ter o melhor conteúdo se o visitante tiver dificuldades para encontrá-lo.
O internauta quer encontrar de maneira fácil, rápida e imediata o que procura.
Obrigar o leitor a perder tempo, com muitos cliques, ler o que não interessa e dúvidas sobre como acessar o conteúdo desejado é o caminho mais curto para que se perder visitantes.
Um dos mais importantes portais de consultas sobre Contabilidade tem como lema "Tudo o que você precisa em um único clique". Este é dos principais motivos do seu grande sucesso.
Ao contrário do site da Receita Federal, que é complexo até para os profissionais da área, o Portal Consultas Contábeis (consultascontabeis.blogspot.com/) é simples e objetivo. Confira a diferença entre ambos.
III) Pesquisa de palavras-chave
Os mecanismos de busca registram os sites que melhor apresentam as palavras-chave buscadas.Por isso, seu site deve conter o mais repleto conteúdo das palavras buscadas, para satisfazer o visitante e mantê-lo como leitor assíduo. Os mecanismos de buscas medem o tempo que cada usuário ficou no seu site, e o seu grau de interação.
Quando internauta faz uma busca na internet, visita um site, mas não interage (não vista outras páginas) e / ou fica pouco tempo no site buscado, ele entra na Taxa de Rejeição deste site.
Por isso:
A) Ofereça o melhor conteúdo do seu segmento, de forma interessante, agradável;
B) Otimize o conteúdo, incluindo no texto as palavras-chave mais procuradas;
C) Estabeleça presença nos mecanismos de busca gradualmente (aumente gradualmente as palavras-chave no site);
3) Execute um balanceamento das palavras-chave menos concorridas (maior taxa de conversão e menor competitividade) e as mais concorridas (maior competitividade e menor taxa de conversão).
III) Link-buiding
Sites com conteúdos relevantes tendem a ser replicados por outros sites ou blogs. Quanto mais estruturado estiver o site, maior a probabilidade de outros sites o indicarem e, consequentemente, gerar aumento de tráfego.1) Crie textos âncora com significado relevante para os links inseridos nas páginas do site;
2) Estabeleça uma estratégia consistente para conteúdo em redes sociais;
3) Faça parcerias com sites cujo conteúdo seja de confiança dos sites de busca, como Universidades
IV) Atualização constante
Depois de tanto trabalho, agora de hora de relaxar e aguardar os louros do sucesso... De jeito nenhum!
Este é um processo que nunca termina, quando se imagina que temos todas as respostas... As perguntas mudam!
Manter o site moderno e atualizado deve ser um trabalho constante.
Lembre-se: outros sites querem o seu lugar: dê agora todas as informações que seus visitantes / clientes procuram, antes que os concorrentes o façam!
SEO x Links patrocinados
Vantagens
SEOCusto baixo
Confiança
Alta performance de click through
Resultados duráveis (long-term)
Links patrocinados
Tráfego instantâneo
Fácil implementação e gerenciamento
Desvantagens
SEORequer mais esforço
Resultados iniciais levam mais tempo
Links patrocinados
Custo alto (posição + alta = + custo)
Pouca confiança
Resultados atrelados a investimento
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